Apresentação

TATU-BOLA


Nome popular: Tatu-bola

Nome científico: Tolypeutes tricinctus

Quanto mede: 50 centímetros

Onde vive: Na caatinga do Nordeste

O que come: Formigas, escorpiões, frutas, ovos

Filhotes: Um, no máximo dois filhotes

O tatu-bola é o menor tatu brasileiro, o único tatu endêmico, isto é, que existe apenas no nosso Brasil e o mais ameaçado, porque, como não cava bem como os outros tatus, é mais fácil de ser caçado na região de seca, onde há pouca comida.

Para se defender, esse tatu se enrola completamente, formando uma bola, daí o nome popular, e o rabo e a cabeça se adaptam como num quebra-cabeça, protegendo o corpo do tatu, o que não o defende do homem, porém, porque fica fácil pegar a bola que é o tatu e enfiar num saco.

Por ser ainda muito caçado, o tatu-bola desapareceu em Sergipe e no Ceará, mas ainda existe na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, nas regiões ainda despovoadas. Apesar de protegido por lei, esse animalzinho é caçado até dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara e da Estação Ecológica do Raso da Catarina, áreas de conservação, onde no passado o tatu-bola existia em quantidade.

Para salvar essa espécie, os cientistas estão propondo estudos para criação em cativeiro e principalmente programas de educação ambiental para a população da área onde ainda sobrevive esse tatu. O problema é que esse bicho vive justamente na região mais pobre e carente do Brasil e, sem educação, nunca se conseguirá que um caboclo com fome deixe de pegar o tatu para comê-lo, se tiver oportunidade.

Fonte: www.jperegrino.com.br

terça-feira, 2 de novembro de 2010

TATU

  • O tatu é um mamífero pequeno, mais ou menos do tamanho de um gato, mas que é muito especial: tem uma espécie de armadura que o protege contra os inimigos. (Em espanhol, o seu nome é "armadillo"...)
  •  Esta "armadura" é composta por umas placas muito fortes que envolvem todo o seu corpo, da cabeça até à ponta da cauda.
  • O corpo é castanho e pode ter variações entre o castanho claro e o amarelado.
  •  A gravidez da mãe tatu demora mais ou menos dois meses. As crias nascem entre dois a quatro por ninhada.
  • Sabias que os filhotes do tatu nascem sem pêlos, sem dentes, sem ouvir, sem ver e com a boca tapada por uma membrana que só tem uma pequena abertura que lhes permite mamar?
    Depois, conforme vai crescendo, tudo muda!
  •  Para fazer a sua toca, o tatu cava túneis muito profundos na terra mole da floresta. É na toca que passa a maior parte do dia e ela é tão grande que podem morar lá vários tatus.
  • Sabias que cada toca tem mais do que uma abertura?
  •  Mas, se o tatu passa o dia dentro da sua toca, como é que come?
    Bom, como é um animal noctívago (que dorme de dia e sai à noite) o tatu vai à procura de alimento depois de escurecer.
  • Os tatus são bons caçadores porque são muito rápidos em terra firme e nadam bem.
    Comem insectos (principalmente larvas) e outros invertebrados, pequenas cobras e alguns vegetais, como raízes, frutos, etc.
  • Sabias que este animalzinho de cinco quilos vive apenas na América?
  •  Dizem que tem milhares de anos! Quer dizer, a sua família tem milhares de anos, porque o bichinho em si vive só cerca de quinze...
  • O seu antepassado pré-histórico era muito maior. Chegava a ter o tamanho de um filhote de elefante!
  •  Os maiores inimigos dos tatus são os homens, que gostam muito da sua carne para comer, mas também as onças e as aves de rapina.
  • Claro que estas nem sempre têm sorte, porque quando o tatu se sente ameaçado enrola-se todo e nenhum inimigo (sem ser o Homem) consegue capturá-lo!
  •  Sabias que os tatus, tal como as preguiças, fazem parte de uma ordem de animais chamada "sem dentes"?
    Uma coisa engraçada é que estes dois animais têm dentes! Algumas espécies de tatus até têm 90 dentes!
  • Se calhar têm este nome porque os seus dentes, apesar de até serem muitos, não têm raiz! São assim como os nossos dentes de leite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário